Projetos Sociais

Os investimentos da Casas Bahia em ações que incentivam e promovam a cultura brasileira, o desenvolvimento social e humano e a qualidade de vida estão sob a tutoria da Fundação Via Varejo.

Reestruturada, a Fundação amplia sua atuação e passa a apoiar diferentes projetos que se relacionem com o objetivo de desenvolver o potencial pessoal e profissional de colaboradores e da sociedade brasileira como um todo que ajudam, há mais de 60 anos, a construir a história de um das principais marcas do varejo de eletroeletrônicos e móveis do país.

Nesta ‘primeira fase’, a Fundação Via Varejo será parceira de projetos de organizações não governamentais que atuam na superação da pobreza e no desenvolvimento de tecnologias inclusivas, escolhidos sempre por seu potencial de impacto social. Além disso, as atividades da Fundação também vão contar com a participação dos colaboradores da empresa e de suas bandeiras, por meio de atividades voluntárias. Estão previstos ainda projetos proprietários, desenvolvidos e administrados diretamente pela Fundação.

INSTITUTO FAZENDO HISTÓRIA

A entidade colabora com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento por meio da literatura, artes e atividades lúdicas. Busca despertar na criança ou adolescente o prazer da leitura e valorização da própria história de vida por meio do trabalho voluntário de leitura e contação de histórias. A Fundação Via Varejo apoia o projeto com a marca Casas Bahia. A parceria também prevê o trabalho voluntário de colaboradores.

INSTITUTO PASSE DE MÁGICA

A Casas Bahia, por meio da Fundação Via Varejo, é a nova apoiadora do núcleo paulistano do Instituto Passe de Mágica, idealizado pela ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, Paula Gonçalves, a ‘Magic Paula’. Criada em 2004, a organização desenvolve atividades de esporte educacional, oferecendo a prática lúdica do basquete e diversas atividades complementares a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto provoca que, por meio do esporte, crianças e adolescentes assumam uma postura ética e cidadã diante da vida para desenvolver cultura de consciência corporal e esportiva focada no desenvolvimento humano integral.

INSTITUTO PROA

O ProA busca criar oportunidades para a inserção de jovens no mercado formal de trabalho. Os selecionados são capacitados pelo SENAC como auxiliares administrativos e, após o curso, encaminhados para oportunidades de primeiro emprego. O apoio da Casas Bahia, por meio da Fundação Via Varejo, prevê a participação de voluntários (colaboradores da Via Varejo) na realização das atividades educativas do Instituto.

TETO

A organização promove a consciência social e o desenvolvimento comunitário nos mais de 20 países que atua. Uma de suas atividades é a construção de moradias de emergência, por meio de trabalho voluntário. Aqui, o apoio da Fundação Via Varejo, se dá com a marca Casas Bahia e prevê voluntariado de colaboradores.

VIDA CORRIDA

A Casas Bahia, por meio da Fundação Via Varejo, apoia o projeto Vida Corrida, idealizado pela maratonista Neide Santos que, desde 2009, promove inclusão social, saúde, auto-estima e qualidade de vida através do atletismo, na modalidade corrida de rua e também em caminhadas. Promovendo eventos gratuitos, o projeto leva a diferentes cidades e comunidades um esporte democrático e de fácil acesso, reforçando o vínculo comunitário, a proximidade entre moradores e o fortalecimento de laços familiares. A Fundação vai patrocinar as próximas atividades do Vida Corrida em Ribeirão Preto e São José dos Pinhais, em novembro, e em São Paulo, capital, em dezembro, além de preparar novidades para 2015.

YUNUS

A Yunus Brasil é o braço local da Yunus Social Business Global, fundada pelo Nobel da Paz, Muhammad Yunus. Seu objetivo é auxiliar na criação de novos negócios sociais ou no desenvolvimento de iniciativas que já estejam no mercado e desejem receber suporte para acelerar seu crescimento. Todo o processo de incubação e aceleração é gratuito para os selecionados e conta com o apoio institucional da Casas Bahia, por meio da Fundação Via Varejo.