12/2017

Casas Bahia inaugura primeira loja do novo formato smart no nordeste

casas_copiar

A partir do dia 19 de dezembro, a rede Casas Bahia, administrada pela Via Varejo, dará início a operação de um novo formato de lojas físicas, chamado de Smart. A primeira inauguração no Nordeste será no Shopping River, em Petrolina (PE).

Trata-se de um novo modelo da Via Varejo com maior integração dos ambientes online e físico. Nele os clientes poderão utilizar, por exemplo, totens touchscreen para acessar o catálogo de outros produtos que não estão em exposição, bem como informações adicionais do item pretendido pelo consumidor. O novo formato integrado também permite aos assessores de vendas consultarem o histórico dos produtos pesquisados pelo cliente nos sites ou em outras lojas da rede, realizando um atendimento mais exclusivo.

As lojas são em média cerca de 25% menores do que as do formato atual, com tamanhos que variam entre 300 e 800 metros, com maior otimização dos produtos expostos, priorizando as principais categorias e os itens com maior giro de vendas, além da aplicação de novas tecnologias para demonstração de produtos não expostos fisicamente nas lojas.

Outra novidade é o novo modelo de atendimento multi-skill, no qual assessores de vendas vão acompanhar a jornada de compra dos clientes desde a apresentação dos produtos, até o pagamento, proporcionando um atendimento mais personalizado e uma melhor experiência de compra. Atualmente, o cliente pode interagir com até quatro pessoas: vendedor, crediário, caixa e estoque.

“O formato Smart permitirá à empresa levar a bandeira Casas Bahia para regiões em que ainda não estamos presentes, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência de compra aos clientes com maior integração dos ambientes online e físico, aumentando ainda mais as possibilidades para Retira Rápido (compra no site para retirar na loja), atendendo a um comportamento de compra cada vez mais multicanal”, explica Marcelo Nogueira, diretor de Modelo de Vendas da Via Varejo.

Até o final de 2018 este formato deverá chegar ao número de aproximadamente de 70 lojas, no total, em todo o Brasil.

O novo formato contará ainda com wi-fi gratuito, no qual os clientes terão à disposição banda larga de grande escala, facilitando a experimentação streaming de TV’s Smart, smartphones e games. As unidades também vão contar com antenas espalhadas pela loja que vão se comunicar com um software de mapa de calor e consolidará informações sobre o comportamento de circulação e compra dos consumidores que estiverem com o Wi-Fi do smartphone ligado.

“No antigo formato, precisávamos de unidades fisicamente grandes, fazendo com que buscássemos, geralmente, regiões maiores para que garantíssemos rentabilidade. Agora, com o modelo smart, poderemos implementar lojas mais enxutas, e levar nossas bandeiras para novos mercados e marcar ainda mais nossa presença em diversas locais do Brasil”, afirma Nogueira.