01/2019

Via Varejo expande abrangência e inaugura lojas em mais de 50 novas cidades no período de um ano

PHOTO-2018-12-21-10-25-26

No período de 12 meses as marcas Casas Bahia e Pontofrio, administradas pela Via Varejo, devem chegar a 54 novas cidades. O número é resultado da flexibilidade adquirida com a implementação dos modelos mais otimizados das lojas Smart e Compactas, que diminuíram os tamanhos das lojas e, ao mesmo tempo, vem integrando com os e-commerces das marcas. No ano passado foram 49 aberturas em novos mercados, número que será complementado com as inaugurações programadas para este mês de janeiro, nos municípios de Promissão (SP), São Manuel (SP) e Chapadão do Sul (MS), além das filiais em Salto do Pirapora (SP) e Arujá (SP), que operam desde o início deste ano.

Em 2018, o Nordeste foi a região que teve o número maior de novas cidades inseridas ao parque de lojas da Via Varejo, com 25 inaugurações. Seguido do Sudeste com 14, número que aumentará para 18 com as aberturas programas até o fim de janeiro; Sul, que teve 9 novos municípios, aparece na sequência; por fim, o Centro-Oeste fecha a relação com duas unidades (uma no passado e outra em 2019).

“Tivemos uma ótima execução no nosso planejamento de chegar a novos mercados, pois mais de 50% das nossas aberturas de lojas nos últimos 12 meses foram em cidades que não tínhamos nenhuma unidade. Essa estratégia não só fortalece a relação física de nossas marcas com estes consumidores locais, como também cria um laço de confiança para que eles comprem conosco no online, aumentando nossas vendas no e-commerce”, comenta Marcelo Nogueira, diretor de Operações da Via Varejo.

Para 2019 o plano de expansão segue sendo priorizar novos mercados, sobretudo com o modelo de lojas Compactas. “Vamos continuar expandindo nossa presença este ano, com a entrada em cidades que ainda não operamos. Mas também vamos inaugurar lojas em locais que já temos presença, aumentando nossa capilaridade, pois temos flexibilidade para isso com todos nossos formatos: Compacta, Smart e Quiosques”, avalia Nogueira.

Atualmente as marcas Casas Bahia e Pontofrio estão presentes em cerca de 400 cidades brasileiras, em todas as regiões do país.

Formatos de lojas

Smart: primeiro formato da nova geração de lojas a entrar em operação, o modelo Smart possui, em média, tamanho entre 350 e 800 m². Foi disruptivo no varejo de eletroeletrônicos do Brasil por ser pioneiro na integração do ambiente físico e online. Em operação desde novembro 2017, este modelo deve chegou a marca de 75 unidades inauguradas no ano passado.

Compactas: projetada para estarem posicionadas apenas como lojas de rua, em cidade com até 70 mil habitantes, a metragem deste modelo varia entre 50 m² e 150 m². Estas unidades expõem fisicamente os produtos mais vendidos das categorias de eletroportáteis, linha branca, celulares, tv’s e notebooks, todos prontos para degustação do cliente.

Quiosques: em operação desde abril deste ano, os quiosques possuem tamanho entre 9m² e 25 m² e visam criar mais pontos de interação com o cliente que transita pelos empreendimentos comerciais e varejos. Outra possibilidade é saturar presença em lugares com potencial de mercado e que já contam com lojas Casas Bahia ou Pontofrio. Uma das vantagens para os clientes é a agilidade da compra.